18 abril 2011

Microsoft Office de graça?

É isso mesmo! Quer usar o Microsoft Office (Word, Excell, PowerPoint e até o OneNote) de graça? É só acessar o endereço office.live.com e aproveitar. Você só precisa ter uma conta no Windows Live (se você tem MSN, pode usar o mesmo login). A Microsoft liberou, inclusive, 25 GB de espaço no Sky Drive para você guardar os seus arquivos.

É isso aí minha gente, Cloud Computing na veia!!! =-)

Acho que a coisa vai ficar cada vez melhor pro usuário final, pois finalmente a Microsoft tem uma empresa concorrente a altura: a Google. Essa mudança de estratégia (já prevista a algum tempo) da empresa de Bill Gates é uma resposta ao já existente serviço gratuito da Google chamado Google Docs. Aliás, se você uma conta nas duas empresas (como eu), faça uma comparação rápida:

Serviços Google
GMail
Docs (editores de texto, planilha, apresentações e desenho)
Google Agenda
Picasa (editar e compartilhar fotos)
GTalk
Google Drive
Blogger

Serviços Microsoft
Outlook.com
Office (Word, Excell, PowerPoint e OneNote)
Calendar
Photos (compartilhar fotos)
Skype
SkyDrive (armazenamento de arquivos)

Mas diria o pessimista de plantão: "Mas professor, aí eu tenho que ter Internet, né? E quem não tem?" As minhas respostas seriam: "Sim." e "Quem não tem, vai ter." E é bem por aí mesmo, Internet está se tornando cada vez mais um serviço básico, com o mesmo status de energia elétrica, água, gás, etc. Acha isso muito difícil de acontecer, então leia isto aqui e isto também.

Como um pessimista é chato e insistente, ele diria: "Mas você esqueceu o computadoooor. Como vou acessar Internet sem computador?". Aí eu respondo: pra quê computador? Leia isto aqui e assista isto.

E então, Internet é ou não é um serviço básico? E entre Google e Microsoft, qual serviço mais gostou? Comente o post. ;-)

Flw
---

Atualização (25/04/2013):
A Microsoft andou melhorando muito nessa briga boa. Nos últimos meses ocorreram mudanças significativas nos serviços, especialmente em relação aos já falecidos Hotmail e MSN, que a Microsoft substituiu pelo Outlook.com (webmail muito bom, veloz e com boa usabilidade) e pelo Skype (que a Microsoft comprou) respectivamente. Já a Google estreiou o serviço de armazenamento Google Drive.

No momento, na minha opinião, a Google ficou um passo atrás, já que o Office e o Skype são produtos superiores aos seus concorrentes. Já os demais softwares são equivalentes.

Nenhum comentário: