14 outubro 2011

Morre o criador do "Hello World"

Pessoal,

Acabei de ler no site da INFO (leia aqui) que Dennis Ritchie faleceu no último dia 12 aos 70 anos de idade, nos Estados Unidos. Para quem não sabe (e talvez descubra na matéria) ele foi o criador de dois dos mais importantes softwares já desenvolvidos no mundo: o UNIX, um dos mais importantes sistemas operacionais da história (sim, há vida para além do Windows...) e que foi a base para a criação do Linux e do Mac OS X; e a LINGUAGEM C, precursora da linguagem de programação C++ que ainda hoje é muito utilizada e quase imbatível quando se trata de desenvolvimento de softwares de baixo nível (drivers, programação de microcontroladores, etc).

Mas o quê mais me chamou a atenção foi descobrir que foi ele quem criou a primeira versão de um programa que eu uso como primeiro exercício em todas as disciplina que ministro sobre alguma linguagem de programação: o "Hello World". Sinceramente, não sabia que foi ele quem teve essa simples mas importante ideia pela primeira vez. Pode parecer quase insignificante mas, para quem leciona, esse pequeno programinha é fundamental já que uma das coisas que nossos alunos querem ver logo é sempre o programa "rodando". E nada mais simples do que fazer o computador dizer um "Olá Mundo". Acreditem, essa é uma prática adotada no mundo todo, por muitos professores - eu disse MUITOS professores.

Pois é, menos de uma semana o mundo da computação perdeu 2 de seus grandes expoentes: Steve Jobs e agora Dennis Ritchie. Realmente uma pena. Agora cabe a nós (sim queridos alunos, eu disse NÓS), profissionais da informática mantermos a evolução da ciência que ajuda a tornar o mundo um lugar melhor para se viver. De minha parte, comprometo-me a sempre começar minhas disciplinas de programação com um "Hello World", num gesto simples e pequeno, prestando uma homenagem a esse importante profissional.

Flw
---

Nenhum comentário: